Autores

Camilo Torres

Camilo Torres nasceu em 3 de fevereiro de 1929, no seio da burguesia liberal de Bogotá, capital colombiana. Como estudante de Teologia, passou a se dedicar à análise da pobreza e injustiça social. Já como sacerdote, decidiu dedicar seus estudos e sua vida à transformação desta realidade.

Eusínio Lavigne

Eusínio Gaston Lavigne (1873-1973), marxista e espírita baiano, não foi somente um advogado, jornalista e escritor brilhante, apelidado de “um mestre humanista” por Nelson Werneck Sodré.
Sua atuação como ser político foi completa, na teoria e na prática. Participou de diversos movimento sociais e democráticos da primeira metade do Século XX, como a campanha civilista de Ruy Barbosa, o movimento de partidários da paz e a campanha “O petróleo é nosso”. Também administrou a cidade de Ilhéus/BA de 1930 a 1937 como interventor e prefeito, trazendo diversas melhorias urbanísticas e sociais, quando foi deposto pelo regime do Estado Novo. Além disso, concorreu ao Senado para a Constituinte de 1946, concorrendo na chapa de Luis Carlos Prestes.

Flama 1_edited.jpg

Flamarion Maués

Doutor em História pela Universidade de São Paulo, professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São José dos Campos, e membro associado do Instituto de História Contemporánea da Universidade Nova de Lisboa. Autor de Livros que tomam partido: edição e revolução em Portugal, 1968-80 (Lisboa: Parsifal, 2019). Foi coordenador editorial da Fundação Perseu Abramo entre 1997 e 2008. 

Gênesis_edited.jpg

Gênesis

Poeta, slammer, contadora de histórias e atriz. É uma das organizadoras do Slam das Minas RJ, uma batalha de poesia só para mulheres que acontece em todo o Rio de Janeiro. Publicou seu primeiro livro infantil, Cadê Martin?, pela Chiado Editora, e seu livro de poesia, Delírios de (R)existência pela Padê Editora. Tem participação no livro Identidades, da Editora Conexões, uma coletânea com 18 escritoras negras.

Glauber Ataide_edited_edited.jpg

Glauber Ataide

Glauber Ataide é mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também se graduou em Filosofia, na modalidade bacharelado. Possui especialização em Teoria Psicanalítica e mora com sua esposa e dois filhos em Nuremberg, Alemanha. Através de seu  canal e podcast Filosofia Vermelha trabalha no ensino e transmissão do pensamento filosófico em geral e de suas principais áreas de pesquisa: o marxismo, sua relação com o idealismo alemão e a psicanálise.

Luiz Antônio Andrade OIiveira

Luiz Antônio Andrade OIiveira nasceu em Ubá (MG). Radicou-se no Rio de Janeiro ainda menino. Graduado e Pós-Graduado (mas não engravatado) em Filosofia pela UERJ, leciona nas escolas públicas do Estado do Rio na labuta eterna para encantar e provocar jovens iracundos. Publicou "Matutando" em 2017 e "Vazio de Dentro" em 2020 (ambos pela Pachamama Editora).

Manuel Porteiro

Manuel Porteiro (1881-1936) é daquelas figuras excepcionais, difíceis de se encontrar. Nascido numa província de Buenos Aires, de família pobre, trabalhou desde cedo e, por isso, não frequentou a escola. Por trabalhar muito tempo em abatedouros de animais, travou ali contato com movimentos de trabalhadores organizados e as ideias socialistas. 
Defendia que o espiritismo era ao mesmo tempo Ciência, Filosofia, Moral e Sociologia, que os espíritas deveriam compreender as estruturas da sociedade e não ficar indiferentes aos problemas sociais.

Quer colaborar com a Alma Revolucionária?